quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Resenha: A Trilogia Grisha, de Leigh Bardugo




  A Trilogia Grisha é uma saga de High Fantasy, ou Fantasia Épica, escrita por Leigh Bardugo (autora que nasceu em Jerusalém e é radicada nos Estados Unidos). Ela se passa em Ravka, um reino mágico inspirado na Rússia onde a Dobra das Sombras divide o reino, aterrorizando o seu povo. Na Dobra monstros carnívoros chamados Volcra devoram qualquer pessoa que tente atravessá-la. Por isso Ravka depende dos Grisha – pessoas que conseguem manipular a Pequena Ciência, ou a magia que possuem dentro de si – para protegê-la. É um sistema de mágica maravilhoso e complexo. Quem é Grisha é selecionado na infância para aprender esta arte de conjurar os elementos como fogo e água, inventar máquinas fantásticas, manipular materiais, ou até mesmo matar e curar uma pessoa.
  A saga acompanha Alina Starkov, uma orfã de 17 anos que é corajosa, porém insegura. Alina sente que não tem nada a oferecer aqueles ao seu redor, então vive pelo pouco que têm – a amizade de Maly. Maly é seu melhor amigo de infância e a pessoa por quem está secretamente apaixonada. É por causa dele que Alina se junta ao Exército do Rei. E na primeira vez que tentam ultrapassar a Dobra, Alina presencia um ataque mortal onde acaba conjurando um poder que nem sabia que existia. O Darkling, maior Grisha de todos os tempos, temido e respeitado em toda Ravka, claro, se interessa por Alina e seu novo poder. E assim a sua jornada para descobrir quem realmente é se inicia.
  Estes livros são consistentemente bons e incrivelmente emocionantes. A construção do mundo de Grisha é fantástica, onde a autora consegue descrever com riqueza as situações e personagens, e ao mesmo tempo desenvolver naturalmente o enredo. Se você ama Fantasia YA, você definitivamente vai adorar estes livros, não importa a sua idade. Mas essa é, na sua essência, uma história de autodescoberta e identidade.
  Poder é também um tema chave nesta saga: O que significa tê-lo? Quais os seus limites? Qual é a sua verdadeira importância? Isso quer dizer que estes livros lidam muito com política, o que eu acho muito interessante. Mas não se assustem, tá? Estamos falando de política de Fantasia, que é bem mais interessante do que a nossa (frustrante) política real (apesar de não ser menos cruel).
  Há também muito romance. São relações de amor agridoces e complexas, que me trouxeram uma gama enorme de emoções diferentes. Eu fiquei revezando sentimentos de encanto e frustração, esperança e redenção, todos em medidas iguais. Eu adorei! Mas mesmo o romance sendo abundante na história, ele não domina a jornada de Alina (como acontece com muitos YA), o que é algo muito bom.
   Além dos três livros, há três contos ambientados no mundo Grisha – ou, na verdade, que também foram inspirados pelo folclore russo, mas que não tem muita mágica Grisha neles não. Eles são The Witch of Duva (A Bruxa de Duva), The Too Clever Fox (A Raposa Demasiado Inteligente), e The Little Knife (A Pequena Faca), ainda não foram traduzidos para o português. Para quem lê em inglês, eles podem ser lidos em qualquer ordem e não influenciam a história principal nem um pouco. Eles são, no entanto, deliciosos e até um pouco mais maduros. Há também uma cena extra de Sombra e Ossos, contada do ponto de vista da Genya. Ela é uma personagem maravilhosa e tem uma voz poderosa. Eu recomendo todos.

No Geral:
Minha classificação: 5 de 5 estrelas para toda a trilogia
Eu leria estes livros novamente? Sim, eles são maravilhosos.
Leria outros livros escritos pela autora? Com certeza. Amei o estilo literário e a imaginação dela.
Eu recomendo? Sim! Eu recomendo este livro para fãs de Fantasia, magia e mundos extraordinários, não importa quantos anos você tenha. Este também é um bom livro para ler se você ama YA, mas nunca leu um livro de Fantasia Épica. Você também vai gostar dessa série se gostou de: Jogos Vorazes (por causa do romance ambíguo e da heroína que tem que tomar decisões difíceis) ou Estilhaça-me (por causa dos poderes super legais). 
Classificação Indicativa: Eu recomendo este livro para qualquer pessoa maior de 12 anos de idade. É um livro de linguagem limpa e conteúdo sexual bem leve (beijos e abraços acalorados, e nada mais). Mas ele contém muito romance e muitas decisões complexas – o que me faz recomendá-lo pra adolescentes. Mas não é necessariamente um livro ruim para um público mais jovem, se bem conduzido.


MEU PRÓXIMO LIVRO, POR FAVOR! 
Se você já leu e gostou desta série, eu recomendo: A série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, porque os poderes são muito legais e a protaginista tem muitas coisas parecidas com a Alina; a série Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor, porque é um mundo igualmente maravilhoso onde a protagonista também tem que salvar seu reino; A série Gracelin, pelo mesmo motivo.

Quer as resenhas completas de cada um dos livros? É só clicar no título!


Sombra e Ossos               Sol e Tormenta               Ruina e Ascensão


Nenhum comentário:

Postar um comentário