terça-feira, 21 de abril de 2015

Resenha Mistborn – Nascidos da Bruma: O Império Final




Título Original:  Mistborn, The Final Empire
Autor: Brandon Sanderson
Lançamento: 25 de Julho de 2006
Número de Páginas: 541
Editora: Tor Books

Título Nacional:  O Império Final
Tradutor:  Marcia Blasques
Lançamento no Brasil: 24 de março de 2014
Número de Páginas: 758 (acredito que a divergência seja pelo tamanho do livro e das letras)
Editora no Brasil:  LeYa

Sinopse: O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra.
Ele falhou... Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

Gênero: Fantasia Adulto, Fantasia Épica

Resenha:
Estou profundamente feliz em descobrir este autor incrível e suas obras fantásticas! Este é o primeiro livro do Brandon Sanderson que eu li, e eu estou encantada! Eu comecei um pouco preocupada, porque ele me foi tão altamente recomendado que eu tive medo que as minhas expectativas fossem impossíveis de alcançar (já que a hype deste livro era enorme)! Fico feliz em dizer que elas foram até superadas! Me desculpe, então, por aumentar as suas expectativas tanto quanto eu vou agora.

O livro se passa em Luthadel, a capital deste mundo cheio de mistérios e com uma sociedade extremamente repressora, governada com mãos de ferro pelo Senhor Soberano – um imperador que reina há mil anos e é tido como um Deus. Mas mesmo oprimidos e desesperançosos, os skaa também quebram regras. E ninguém quebra as regras tal como Kelsier, o nosso personagem principal que é um ladrão cheio de charme e jinga.

A construção do mundo e o sistema de magia são surpreendentes e complexos, mas ao ponto de nos confundir pois Sanderson os introduz com naturalidade através dos olhos de uma recém-chegada a este mundo: a nossa outra personagem principal Vin.

No começo a alomancia parece ser um sistema de magia difícil de entender. Algumas pessoas tem poderes hereditários que lhes dão uma habilidade diferente - puxar ou empurrar metais, sentidos super aguçados, força formidável, etc - dependendo do metal que é capaz de absorver. a não ser é claro, que você seja um Nascido da Bruma, capaz de usar todos os metais. Mas como aprendemos sobre esse sistema de mágica junto com a Vin, que nada sabe sobre isso, ele acaba ficando bem claro.

Ela é uma garota que passou a maior parte de sua existência se escondendo, sendo espancada, lutando para permanecer invisível e para, basicamente, não morrer. Kelsier aparece na sua vida para mostrar o outro lado das pessoas, um lado que ela não conhece. Ele serve como uma espécie de irmão mais velho para ela, e eu gostei muito da sobreposição dos dois personagens. Ela é reservada, arisca e insegura, enquanto ele é otimista e autoconfiante – o que funcionou de maneira muito equilibrada no livro. Tem coisas bem fortes nesta sociedade, mas também tem coisas engraçadas e uma esperteza deliciosa que trazem leveza.

Além dos dois, muitos outros personagens desempenham um papel vital para a trama. Kelsier é líder de um bando de rebeldes, e cada uma de suas influências é muito importante para o livro. Sazed (de longe um dos meus personagens favoritos), Brisa, Ham, Trevo (e seu sobrinho querido), Dockson, Elend (<3)... Eu fiquei o tempo todo querendo saber mais e mais sobre eles, suas histórias e habilidades. Eles trouxeram uma profundidade e complexidade super necessária à história. Eu me envolvi com cada um deles como se eles fossem pessoas reais, ao ponto de querer fazer parte de sua equipe também!

Sanderson também fez um ótimo trabalho com os vilões. A sociedade extremamente injusta, o poder intransponível do Senhor Soberano e seus Inquisidores, e o mistério por trás das Profundezas e o que realmente aconteceu no Poço da Ascenção me atormentaram ao longo de todo o livro. Mas, ao mesmo tempo, Sanderson também conseguiu me fazer compreender os males deste mundo e as razões por trás das atrocidades. O pequeno texto no início de cada capítulo teve muito a ver com isso – você pode não entender essas partes no início, mas eu aposto que você vai voltar a elas mais tarde quando se der conta do que elas significam.
E sim, há amor, e magia e romance – embora isso não domine o livro todo. O que está mais presente aqui são temas de amizade, confiança e fé, temas sobre o certo e o errado, a vida e a morte, lutar ou correr – todas essas coisas boas de um livro de Fantasia Épica. Uma frase de Frijof Capra me vem à cabeça para resumir este livro: “Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi somente assim que o mundo mudou”.

Esse é um livro longo, mas não é prolixo ou excessivamente descritivo (algo que não me agradaria). A versão brasileira, que é um pouco maior, é por vezes repetitiva e tem alguns erros. Mas a tradução é boa e a capa é linda. Este livro é um mergulho em um mundo fantástico, um que você vai tentar desvendar e – como eu – não vai conseguir! Ele dá dicas suaves, fazendo você achar que sabe o que vai acontecer, e dai PÁÁ! Algo que você não esperava te acerta bem no meio dos olhos! E você vai adorar, confie em mim. 

No Geral:
Minha classificação: 5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Sem dúvida. Ele é tão entremeado com detalhes que tenho certeza que uma releitura me faria ver várias coisas de maneira diferente.
Leria outros livros escritos pelo autor? Sem dúvida, inclusive vou ler a maioria deles, todos que fazem parte do universo Cosmere, este ano. Quer saber mais?
Eu recomendo? Com certeza, para qualquer pessoa que goste de histórias complexas e cheias de intrigas políticas, que se passe em um mundo novo e interessante cheio de magia. Por ser um livro muito comprido, talvez não recomendaria para quem nunca leu nada de Fantasia Épica. Mas se já leu e gosta, vá ler esse livro agora, vale a pena! 
Você também vai gostar dessa série se gostou de: A trilogia Grisha (começando por Sombra e Ossos), de Leigh Bardugo; A trilogia Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor; os livros Graceling, de Kristen Cashore.
Classificação Indicativa: Provavelmente 12 anos. Não há nada de sexo, e quase nada de violência explícita (apenas menciona-se). É, porém, um livro bastante complexo, escrito para adultos, que seria melhor compreendido por leitores acima de 16 anos.

MEU PRÓXIMO LIVRO, POR FAVOR!

Se você já leu e gostou desta série, eu recomendo: As Crônicas de Gelo e Fogo (Game of Thrones, começando por Guerra dos Tronos), de George R. R. Martin, pela intriga política extremamente bem feita; A trilogia Grisha (começando por Sombra e Ossos), de Leigh Bardugo, pelo sistema de mágica super único; os outros livros de Brandon Sanderson, como Elantris, porque tudo que ele escreve é maravilhoso.

Um comentário:

  1. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece interesante.Tenho vontade de le-lo.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir