quarta-feira, 20 de maio de 2015

Top Ten Tuesday – Dez Tipos de Livros Que Eu Evito Ler


Top Ten Tuesday é um meme criado pelo Blog americano TheBroke and The Bookish  onde toda terça feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas. Essa semana eu vou falar sobre Dez Tipos de Livro Que Eu Evito Ler, sempre que posso. O tópico original pedia dez livros que eu provavelmente nunca vou ler, mas eu não consegui achar dez! Pensei que falar um pouco sobre os tipos de livro que eu evito, e porque, seria uma melhor pedida.
A grande realidade é que eu leio MUITO (apesar de bem menos do que eu gostaria), mas todos os livros que eu leio passam por um crivo feroz. Eu preciso, além de simpatizar com ele, ter ouvido falar muito bem dele de pelo menos duas pessoas diferentes que eu confie (normalmente amigos, blogueiros e booktubers, ou blogueiros/booktubes que são meus amigos). E ainda assim, a minha TBR* é imensa!!!
Aqui estão, portanto, algumas coisas que me fazem evitar um livro (os links dos livros são para as suas descrições no Skoob, ou para a minha resenha deles):


10) Livros dentro dos meus gêneros favoritos (Fantasia e YA) que parecem, de alguma forma, “elementares”:

Existem alguns livros que, apesar de não serem ruins, são livros que eu certamente vou passar batido apesar da sua fama. Nos meus gêneros favoritos, Fantasia e YA, isso acontece para mim com muito mais frequência, pois eu já li muita coisa dentro desse gênero – o que me faz ser muito mais crítica. O livro Legend, da autora Marie Lu, por exemplo, é um livro que eu li que eu categorizaria como elementar. Ele não tem nada errado, mas o mundo e os personagens são pouco desenvolvidos, a estória é um pouco clichê, e ele não traz nada de muito novo ou interessante pra mim. Como eu escrevi na minha resenha, talvez se eu tivesse lido ele quando ele foi lançado, antes de eu ler outras distopias mais interessantes, eu teria adorado. Os outros livros da série, apesar de estarem me esperando na minha estante, não sei se vou ler. Um livro que eu não li, mas duvido que leia por esse mesmo motivo, é A Seleção, da Kiera Cass. Já ouvi falar que é legal, mas eu sei dentro de mim que não vou gostar porque ele soa “elementar”...


9) Livros que demoram tanto para apresentar o mundo e cenário que parece que não vão começar de verdade nunca:

E amo Fantasia, mas o meu gênero favorito tem uma reputação – por vezes verdadeira – de ser tão lento no começo que as pessoas até desistem de ler. Foi o meu caso com O Hobbit, do gênio J. R. R. Tolkien. O livro é tão minucioso em explicar cada detalhe, que eu estava cansada dele antes mesmo de chegar na parte boa (que eu sei que está lá). Resultado: está empacado na minha estante. Outro livro que sei que é bom mas não conseguir prosseguir com ele é O Mundo Pós-Aniversário, de Lionel Shiver  - que prova, por ser Ficção Contemporânea, que não são só os livros de Fantasia que sofrem deste mal. Se eu algum dia vou pegar eles para ler novamente, eu não sei. Mas sempre que alguém me diz que tem uma parte do livro que é “interminável”, eu evito.


8) Livros que fingem ser uma coisa, mas são outra:

Detesto livros que te prometem algo – fazendo aquelas promessas infames como “cheio de ação”, ou o terrível “para fãs de (inserte aqui qualquer livro popular no momento)” – e não cumprem! Sempre que eu leio sobre um livro que descumpriu a sua promessa, eu automaticamente o evito. Um destes foi Abraham Lincoln, Caçador de Vampiros, do Seth Grahame-Smith. Eu esperava uma estória cheia de ação, digna de um caçador de vampiros. O que eu tive? Um livro de história (com H) com um pouquinho de ficção e umas coisas meio nojentas no meio... não gostei!


7) Livros que viraram filme, e que eu vi o filme e não gostei muito:

Eu tento – tento, mas tento mesmo – não assistir um filme baseado em um livro antes de lê-lo. Mas às vezes não dá, né gente? Eu não me incomodo tanto de já saber como acaba uma estória antes de lê-la. Mas que tristeza quando o filme não é tão bom assim! Daí, sabendo a estória e não gostando tanto, dificilmente eu vou me dar o trabalho de ler o livro. Da mesma forma quando o dito livro – apesar de ter uma boa estória – não faz muito meu tipo. Ler pra quê? Eu fico sentindo que tenho outras coisas mais importantes na minha TBR*, sabe?


6) Livros de Comédia (Não-Ficção):

Apesar de eu alegremente dar livros como Nunca Antes naHistória Deste País, do comediante Marcelo Tas, de presente, eu não leio livros de comédia. Eu não tenho um bom motivo para esse, a não ser o meu gosto pessoal. Eu já não sou a maior fã de Não-Ficção – Não-Ficção engraçada então, realmente não é a minha praia. Não me leve a mal, eu adoro comédia, stand-up em especial, mas na TV ou no teatro. Eu preciso da entonação e carisma do comediante para a minha experiência estar completa. Comédia Romântica (como os livros da Sophie Kinsella, por exemplo) ou livros de crônicas (como Doidas e Santas, da Martha Medeiros, que eu adoro!) eu acho legal, só não comédia...


5) Livro Histórico de Não Ficção:  

É, realmente Não-Ficção não é a minha praia. Eu adoro história! Era uma das minha matérias favoritas no colégio, e eu acho muito interessante ler artigos sobre como fatos históricos se desenrolaram, ou estão até hoje afetando as nossas vidas. Mas livros, inteirinhos, cheios de detalhes e datas? Não, muito obrigada. Livros de Ficção Histórica – principalmente aqueles muito bem escritos – eu adoro. Por exemplo, estou louca para ler a Trilogia O Século, de Ken Follett.


4) Livros de Terror com cenas muito fortes e explícitas:

Fun Fact sobre mim: eu sonho muito e toda noite. Tem gente que lembra dos seus sonhos raramente, se alguma vez; já eu lembro de múltiplos sonhos por noite. Isso quer dizer, por exemplo, que quando eu assisti Eu Sou A Lenda (o filme homônimo do livro, também intitulado A Última Esperança, de Richard Matheson) eu sonhei com ele a semana inteira. Sim, eu sou medrosa, e daí? Se eu posso ler livros que me fazem sonhar com mágica e fantasia, porque eu iria querer sonhar com monstros? – Ler It, A Coisa, de Stephen King, por exemplo: sem chance!


3) Livros que o/a protagonista não se desenvolve:

Não me importa que um personagem seja chato, infantil, imaturo, ou que me dê vontade de chacoalhar ele por todas as escolhas estúpidas que faz. O que me importa é quando, apesar disso tudo, as suas ações não tem consequências e ele continua igualzinho do começo ao fim. Se alguém começa uma estória imaturo, eu tenho sim a expectativa que ele amadureça. Na verdade, eu sempre espero que estórias significativas tragam mudanças significativas na pessoa. Se alguém começou perfeito, eu também vou esperar que ele perca o controle e se desespere, crescendo de alguma forma  com isso. As pessoas precisam se desenvolver junto com a estória, pelamordedeus! A série Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare, é assim! Os protagonistas, inclusive no finale, no 6º livro, se recusam a aprender com os seus erros. Os primeiros livros não são ruins, mas vai cansando...


2) Livros muito tristes e pesados:

Para este sim, eu tenho uma boa razão. Para quem não sabe, eu sou psicóloga clínica de profissão. Eu atendo muitas pessoas semanalmente, e frequentemente me deparo com histórias tristes e pesadas. Eu gosto muito MUITO do que eu faço, e posso honestamente dizer que gosto de ajudar pessoas em sofrimento a encontrar outras maneiras de ver a vida. Mas eu não gosto de ler sobre isso. Primeiro porque eu sei profundamente como isso funciona, e qualquer discrepância na veracidade me perturba. Ou seja, eu acabo analisando psicologicamente o livro, e ele perde a graça. Segundo porque ler é o meu hobby, e este tipo de livro não me faz fugir da realidade, e sim empatizar com ela. O meu tempo livre precisa fazer eu me sentir no meu tempo livre, e não no meu trabalho. Precisamos Falar Sobre Kevin, de Lionel Shriver, é um exemplo de um livro que eu li e me senti trabalhando o tempo todo; apesar de ser um livro muito bem escrito, eu não foi de divertido ler.


1) Livros que glamurizam e romantizam relações tóxicas:

Infelizmente existem muitos livros por aí chamando abuso de amor, e isso é definitivamente algo que me faz passar muito longe de um livro. Não, eu não estou falando de uma relação consensual adulta onde há, por exemplo, sadomasoquismo em uma parte específica da relação do casal. Eu estou falando de relações onde crimes ocorrem, e isso é chamado de amor. Um menor com alguém mais experiente, por exemplo. “Ah, mas ela/ele queria, e foi ela/ele que deu em cima do outro!” Hum... Não! É crime, e muitas vezes o menor não tem noção da escolha que está fazendo. Mas o adulto deveria ter.
Um outro ótimo exemplo é uma relação onde ciúme excessivo, perda de liberdade, e muitas vezes violência são colocados como “paixão”. Hum... Definitivamente não! Claro que cada caso é um caso, mas eu não fico confortável com a estória de “você pertence a mim e eu a você”, mas o que na verdade isso quer dizer é “eu tenho direito de te controlar”. Me descreveram o romance do livro Belo Desastre, de Jamie McGuire, super bem sucedido na sua categoria, exatamente assim. Por isso, não vou nem chegar perto. Não julgo quem gosta, de maneira alguma, mas não é pra mim!


Este é o meu Top Ten de hoje!

Concordou? Descordou profundamente? Acha que eu estou errada na minha opinião sobre algum livro que você leu e eu não? Por favor me fale! Me conte a sua opinião sobre tudo isso, me conte o que faz você evitar um livro, ou fale do que quiser! Eu prometo que respondo!!



* Lista TBR: To Be Read, lista de livros que eu quero ler

Um comentário:

  1. Oi, Raquel!
    Bem legal o post! Também odeio ver filmes antes de ler o livro em que foi baseado, muitas vezes acontece por que eu nem sabia que o filme era baseado em livro (como As Pontes de Madison,Os Caçadores de Obras Primas, Ponte Para Terabítia e por aí vai). Fiz uma lista de filmes baseados em livros e fiquei chocada com a quantidade, são mais de 300!
    Livros elementares pra mim são o maior problema, porque não vejo como deter essa inundação de YA's mais do mesmo que anda dominando as prateleiras das livrarias ultimamente. Me dá até preguiça!
    Eu adoro não ficção, especialmente biografias e quaisquer acontecimentos baseados em fatos. Mas também gosto de romances históricos, e a trilogia O Século está nos meus TOP 10 dessa categoria, com certeza você vai amar! xD
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir