terça-feira, 2 de junho de 2015

Top Ten Tuesday – Dez Livros Que Eu Quero Ver no Cinema ou na TV



Top Ten Tuesday é um meme criado pelo Blog americano TheBroke and The Bookish  onde toda terça feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas.

Semana passada, dia 26 de Maio, eu estava doente e totalmente incapacitada de escrever o Top Tem Tuesday. Desculpem, mas não deu!

Mas voltei cm tudo essa semana para falar sobre Dez livros que eu gostaria que virassem Filmes ou Seriados. É, nem todos os livros podem, ou sequer deveriam, virar filmes. Mas alguns parecem que são feitos para isso. Seja por seus personagens cativantes, suas histórias interessantes ou seu enredo cheio de ação, aqui estão 10 livros que eu acho que deveriam ser adaptados para a tela. (Os links são para resenhas do livro no blog, ou para sua página no Skoob ou Goodreads):


10) Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie: Filme

Ainda não chequei se já tem alguma notícia neste sentido (vou fazer isso no final, para não me influenciar), mas ficaria surpresa se este livro não estivesse sendo cotado para virar filme. É uma história muito bonita e extremamente relevante para o que está acontecendo no mundo – em especial nos Estados Unidos. Nela conhecemos a história de Ifemelu, uma nigeriana que vai para os Estados Unidos tentar ganhar a vida. Entre muitas dificuldades, e outros vários sucessos, ela começa a escrever um blog expondo o ponto de vista de uma negra não-americana sobre questões raciais no país. Ficamos sabendo, desde o início, que ela está voltando para a Nigéria, e acompanhamos enquanto ela reflete sobre a sua vida até ali, tudo que ela viveu, sofreu e aprendeu na América, e sobre como é voltar para casa. Emocionante, político e extremamente humano, este é um livro que traz a luz coisas muito importantes na atualidade – etnia, raça, gênero, imigração e preconceito – sem cair na rigidez do “politicamente correto”.


9) O Menino de Vestido, de David Walliams: Filme

Outro livro que fala sobre um tema muito interessante sem ser nem um pouco chato. Este livro infantil tem como tema, principalmente, a identidade sexual. Dennis é um menino que tem paixão por duas coisas: jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Enquanto ele descobre quem é e o que gostar de usar vestidos significa para ele, Dennis lida com a família, amizades e a sociedade em que vive. Seria um filme leve e esperançoso, ao estilo de Billy Eliot (o longa lançado em 2000 pelo diretor Stephen Dalry).


8) A Trilogia Grisha (que começa com Sombra e Ossos), de Leigh Bardugo: Filme

Eu tenho muito receio de ver meus livros favoritos como filmes, especialmente os de Fantasia. (Por isso você não vai ver Feita de Fumaça e Osso, da Laini Taylor, ou Mistborn – Nascidos da Bruma, de Brandon Sanderson, nesta lista. Eu não confio nas produtoras de cinema – e seus efeitos especiais – para traduzirem a beleza, complexidade e sutileza destes livros para a tela.) Mas acho que a trilogia Grisha funcionaria super bem como filme: ele tem uma mágica maravilhosa, mas fácil de demonstrar através de efeitos especiais; ele tem um romance com o qual muitas pessoas podem se identificar; ele tem muita ação e personagens secundários que seriam incríveis para o cinema. São três livros (Sombra e Ossos; Sol e Tormenta; e Ruina e Ascenção), todos consistentemente bons e com um enredo super interessante – mas a sua complexidade provavelmente não se perderia no telão.


7) Elantris, de Brandon Sanderson: Mini série

Elantris também é Fantasia, mas tem um sistema de mágica sutil e fácil de traduzir para a tela. O seu forte, realmente, é a intriga política e os personagens cheios de personalidade. É sobre um reino que foi governado por seres que um dia foram muito especiais e cheios de mágica. Há dez anos estes seres foram atacados por uma condição (Doença? Praga divina? Ninguém sabe) que, além de acabar com a sua magia, os faz ficarem em um estágio de quase morte, em que as suas feridas nunca saram e a dor só aumenta. Estes seres, um dia magníficos, agora são presos em uma cidade decrépita onde esperam a morte. O príncipe deste reino é tomado por esta condição logo antes de se casar com uma princesa que nunca viu antes – mas nem ele nem a sua noiva são governantes normais. Inteligente, intrigante e engraçado, Elantris daria uma ótima Mini Série.


6) Fogo. Como Tudo Começou (Graceling Livro 2), de Kristin Cashore: Seriado

Acho que toda a coleção Graceling faria um ótimo seriado. Com personagens fortes, independentes e cheios de jogo de cintura, tanto Katsa quanto Fogo e Bitterblue (protagonistas de cada um dos livros) seriam ótimas heroínas para um seriado. Mas Fogo, em especial, seria lindo de ver na tela! Neste mundo existem seres chamados “monstros”: animais de todas as espécies com cabelos de cores extremamente vibrantes e que são tão lindos que hipnotizam as suas vítimas, as fazendo alvos fáceis. Fogo é um destes “monstros”, uma mulher que luta para ser o melhor monstro que pode ser. Eu pensei em algo como “Once Upon a Time”: doce, mas cheio de ação e magia.


5) Trilogia Delírio, de Lauren Oliver: Seriado

Já tentaram fazer destes livros um seriado, mas a tentativa falhou miseravelmente! Aquele piloto foi horrível! Mas a idéia de transformar esta sociedade que acredita que amor é uma doença é incrível. Ouvi dizer que vão fazer um filme, mas um seriado aos moldes de Vampire Diaries seria muito mais legal!





4) O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon: Filme

Este livro lindo e comovente precisa virar filme! Acredito que ver a vida pelos olhos de um menino altista extremamente sensível dentro das suas possibilidades seria tão bom no filme quanto foi no livro. Ao descobrir junto com Christopher quem matou o cachorro da sua vizinha (seu amigo), descobrimos muito sobre a vida também.





3) FiqueOnde Está e Então Corra, de John Boyne: Filme

John Boyne, o mesmo escritor de O Menino do Pijama Listrado, sabe contar uma boa história de Ficção Histórica – especialmente sobre guerras e a visão de crianças envolvidas nelas. Nesta história conhecemos Alfie, um menino feliz e tranquilo – até a 1ª grande guerra começar e seu pai se alistar no exército da Inglaterra. Um filme baseado na sua linda e comovente estória arrancaria tantos sorrisos e lágrimas quanto O Menino do Pijama Listrado, tenho certeza.



2) O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov

Acho que poucas pessoas sabem que devem estórias como O Homem Bicentenário e Eu, Robô a Isaac Asimov. Um gênio da Ficção Científica, Asimov tem este livro como uma das suas principais obras. Ele fala sobre viagem no tempo – sempre muito legal – mas também sobre controle, ética e amor. Certamente a sua adaptação seria mais um sucesso!





1) Cruel Beauty, de Rosamund Hodge (ainda sem tradução para o português): Filme

Sinto muito pessoas que não leem em inglês, mas este livro seria um filme sensacional. Ele é uma releitura do conto da Bela e a Fera, mas não é nada como o conto de fadas da Disney que conhecemos. Com uma heroína forte, mas não “boazinha”, ambientação em um castelo que está sempre em mutação, e um enredo que mistura folclore grego (mais ou menos) com arquétipos incríveis, eu não tenho dúvida que, se bem feito, seria um clássico!





Este é o meu Top Ten de hoje!

Por favor me conte a sua opinião sobre todos estes livros, quais deles te interessaram, e se eu esqueci algum que você gostaria de ver na tela! Ou fale do que quiser! Eu prometo que respondo!!


Um comentário:

  1. Oi, Raquel!
    Nossa, concordei com você em vários livros! Hahaha. Também quero filmes de "O Menino de Vestido e "Fique Onde Está e Então Corra", e alguns outros estão na minha lista de leitura há um bom tempo, como "Feita de Fumaça e Ossos" e a "Delírio".
    O último livro que li e que quero MUITO uma adaptação para o cinema é Passarinha, porque é um dos livros mais lindos da vida, e ainda teria a vantagem de ter que ser um filme preto e branco, que eu amo! Hahaha.
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir