domingo, 10 de maio de 2015

Resenha 3 por 1: O Menino de Vestido, Fique onde Está e Depois Corra, e O Estranho Caso do Cachorro Morto


Três por um é um post em que eu faço três resenhas pequenas dentro de um mesmo tema. Hoje eu resolvi falar sobre Três Livros Sobre Garotos Vivendo Situações Únicas. Dennis é um menino que gosta de usar vestido e ler a Vogue. Alfie vê a sua vida mudar quando começa a primeira guerra, e tem que resgatar o pai de um lugar terrível. Christopher é autista e quer descobrir quem matou seu melhor amigo: o cachorro da vizinha. Todos tocantes e surpreendentemente engraçados.


O Menino de Vestido, de David Walliams

Título Original: The Boy in the Dress
Autor: David Walliams
Lançamento: 25 de Junho de 2009
Número de Páginas: 242
Editora: Harper Collins Children's Books

Título Nacional: O Menino de Vestido
Lançamento no Brasil: 16 de maio de 2014
Número de Páginas: 192
Editora no Brasil: Intrínseca

Sinopse: A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas: ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz: jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio.

Gênero: Infantil, Infanto-juvenil, Ficção Contemporânea

Resenha: O Menino de Vestido é um livro infantil muito bonitinho e divertido. É rápido de ler e interessante; porém, ainda assim, é claramente um livro infantil. Tem uma escrita bastante simples e um enredo bem previsível – para um adulto – mas é ideal para uma criança de até 12 anos. O que eu mais gostei no livro foi, de fato, a mensagem de liberdade de expressão e identidade. E daí se um menino quiser/gostar de usar um vestido? Isto automaticamente muda quem ele é ou a sexualidade dele? Este livro diz que não, e diz também que ser único é legal e importante, uma mensagem que por sua vez é muito legal e ainda mais importante.

No Geral:
Minha classificação: para adultos 3 de 5 estrelas; para crianças 4.5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Não, mas o leria com os meus sobrinhos com certeza.
Leria outros livros escritos pelo autor? Sim.
Eu recomendo? Para crianças ou pessoas interessadas no tema, sim.
Classificação Indicativa: não há restrição de idade para este livro, mas acredito que em especial crianças dos 7 aos 12 anos adorariam este livro.


Fique Onde Está e Então Corra, de John Boyne

Título Original: Stay Where You Are And Then Leave
Autor: John Boyne
Lançamento: 25 de março 2014
Número de Páginas: 242
Editora: Henry Holt and Co.

Título Nacional: Fique Onde Está e Então Corra
Lançamento no Brasil: 12 de junho de 2014
Número de Páginas: 256
Editora no Brasil: Seguinte

Sinopse: O amor é a única arma para curar traumas. Do autor de O menino do pijama listrado, uma história sobre a Primeira Guerra Mundial vista pelos olhos de um garoto. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Gênero: Infantil, Infanto-juvenil, Ficção Histórica

Resenha: Eu me lembrava do quanto amei O Menino do Pijama Listrado quando eu o li, mas este livro me relembrou do por que. Sensível, simples e intrigante, Fique Onde Está e Então Corra me emocionou profundamente. A escrita é simples e acessível a qualquer criança maior de 8 anos de idade, mas não por isso ela é menos articulada ou os personagens menos complexos. O enredo não surpreende, mas também não decepciona, contando a história vívida, realista e emocionante de um menino que quer o seu pai e a sua vida de volta. Vivemos com ele, absorvendo toda a inocência, clareza e insegurança de uma criança que vive uma situação sem volta. É lindo, triste, engraçado, e cheio de esperança. Este é um que vai ficar comigo por um bom tempo.

No Geral:
Minha classificação: 4.5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Sim
Leria outros livros escritos pelo autor? Sim.
Eu recomendo? Sim, para qualquer pessoa de qualquer idade. Você também vai gostar desse livro se gostou de: O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne; A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak; O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon, todos por serem igualmente sensíveis e engraçados ao falar de questões sérias e delicadas. 
Classificação Indicativa: não há restrição de idade para este livro, crianças a partir de nove anos já conseguem compreender a linda e simples complexidade deste livro.


O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon

Título Original: The Curious Incident of the Dog in the Night-Time
Autor: Mark Haddon
Lançamento: 18 de Maio de 2004
Número de Páginas: 226
Editora: Vintage

Título Nacional: O Estranho Caso do Cachorro Morto
Lançamento no Brasil: 13 de Fevereiro de 2012 (12ª Edição) 
Número de Páginas: 287
                                         Editora no Brasil: Record

Sinopse: Christopher John Francis Boone sabe de cor todos os países do mundo e suas capitais, assim como os números primos até 7.507. Gosta de animais mas não entende nada de relações humanas. Adora listas, padrões e verdades absolutas. Odeia amarelo e marrom e, acima de tudo, odeia ser tocado por alguém. Christopher Boone tem 15 anos e sofre de síndrome de Asperger, uma forma de autismo. Um dia, Christopher encontra Wellington, o cachorro da vizinha morto no jardim. É acusado de assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou o animal, e, inspirado no seu personagem fictício favorito, o impecavelmente lógico Sherlock Holmes, escreve um livro, relatando suas investigações. O resultado é 'O Estranho Caso do Cachorro Morto' é o livro de estréia do inglês Mark Haddon. A história do garoto autista que sabe tudo sobre matemática e quase nada sobre seres humanos já conquistou um dos mais importantes prêmios estrangeiros: o Whitbread 2003, na categoria livro do ano.

Gênero: Infantil, Infanto-juvenil, Ficção Contemporânea

Resenha: Este livro foi uma das mais deliciosas surpresas que tive. Comprei o livro por acaso, em um aeroporto, só para não ficar sem nada para ler. E ele não só é uma descrição fiel e sensível de uma pessoa com Sindrome de Asperger, como é cheio de insights, engraçado e verdadeiramente brilhante enquanto literatura. Recomendo para qualquer pessoa como um livro leve e profundo ao mesmo tempo. Garanto que você não precisa ter interesse em Autismo para gostar dele. E ele tem um que de mistério super divertido!

No Geral:
Minha classificação: 5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Sim
Leria outros livros escritos pelo autor? Sim.
Eu recomendo? Sem dúvida. Você também vai gostar desse livro se gostou de: O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne; A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak; pela escrita sensível e por saber tornar coisas sérias em coisas engraçadas, sem perder o tato. 

Classificação Indicativa: talvez algumas imagens (como a do cachorro morto, bem no começo do livro, e outros conteúdos de cunho sexual leve) sejam um pouco desnecessárias para crianças. Este é um livro vendido como literatura Adulta, mas não vejo problemas em pessoas a partir de 12 anos de idade lerem este livro.


E Você? Já leu algum destes livros? Gostou? Pensou em algum outro livro parecido para me indicar? Deixe a sua mensagem e eu prometo que respondo!

2 comentários:

  1. Oi, Raquel!
    Eu adorei O Menino de Vestido, me lembrou dos bons e velhos tempos que ler era pura diversão. Também acho que crianças vão amar!
    Fique Onde Está e Então Corra eu amei de coração ❤. Adoro a escrita do John Boyne e um dos meus livros preferidos dele (além do Menino do Pijama Listrado) é o Palácio de Inverno, é muito muito bom!
    O Estranho Caso do Cachorro Morto me lembrou muito Passarinha, li recentemente e se tornou um dos meus livros favoritos da vida! Me interessei pelo livro, pena que ele ta custando um rim nas livrarias! Hahaha.
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! O Palacio de Inverno já está na minha TBR, e por sua causa :) Obrigada pela dica do Passarinha! Beijos!

      Excluir