terça-feira, 3 de março de 2015

Top Ten Tuesday - Dez livros favoritos dos últimos 3 anos


Top Ten Tuesday é um meme criado pelo blog americano The Broke and The Bookish onde toda terça-feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas diferentes.

Essa semana eu vou falar sobre os 10 livros que li nestes últimos 3 anos que entraram para a lista dos meus livros favoritos de todos os tempos. São todos livros que eu dei 5 estrelas nas resenhas e que sem dúvida recomendaria. Alguns deles são séries, no entanto, então em vez de colocar cada livro de uma série que eu amo – o que daria muito mais de 10 livros – eu estou colocando a série toda em uma posição, o que acho que faz mais sentido. Além disso, eles não estão ordenados perfeitamente por ordem de gosto – seria como escolher entre os meus filhos. Mas a ordem é mais ou menos essa, começando pelo 10º: os primeiros são muito muito bons, os que estão perto do meio são maravilhosos, e os que estão perto do número 1 são absolutamente imperdíveis! Tentei escolher só livros que foram traduzidos para o português (tentei!).

10) Fogo. Como Tudo Começou - Livro 2 da Coleção Graceling, 
de Kristin Cashore (traduzida por Chico Lopes)

Este é o único livro de uma coleção que eu coloquei separado. Eu tenho dois motivos para isso, e ambos podem ser explicados pela sinopse:

“Depois de Graceling - O dom extraordinário, fantasia juvenil lançada pela Rocco em 2011 que alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times, a autora Kristin Cashore apresenta aos leitores Fogo - Como tudo começou. Com novos personagens, incluindo uma protagonista de beleza irresistível que tem o poder de controlar as mentes de todos a seu redor, Fogo é uma mistura perfeita de aventura, fantasia e romance que vai conquistar não só os fãs de Graceling, mas também novos leitores para a série, já que a trama pode ser lida independentemente do primeiro volume.
Eu gostei muito de Graceling (e recomendo sim, apesar de não ter ganhado 5 estrelas), mas amei Fogo. É uma história mais bem construída e complexa, que se passa dentro de um mundo que me cativou completamente.

9) A trilogia The Girl of Fire and Thorns, de Rae Carson (sem tradução para o português).

Eu só escolhi este livro, que não tem tradução para o português, porque eu li que os direitos dele foram comprados e que provavelmente será traduzido logo. É uma fantasia épica que segue a saga de Elisa, uma princesa muito diferente do que estamos acostumados. Ela é gordinha, anti-social e um pouco nerd (amei!), mas ela também tem uma “pedra de Deus” no seu umbigo, o que a faz ter um Destino (com D maiúsculo). Pensando em salvar o seu reino, ela se joga em uma aventura fantástica por terras desconhecidas e perigosas. É uma história delicada e profunda, que me tocou muito.





8) Never Sky: Sob o céu do nunca, de Veronica Rossi (tradução de Alice Klesck)

Sob o Céu do Nunca é uma distopia muito diferente das distopias que estamos acostumados. É um mundo super possível de imaginar, onde a tecnologia e os desastres naturais (um pouco sobrenaturais, neste caso) tem um papel importante na maneira em que as coisas mudaram no mundo. Eu amei os personagens principais, a maneira como fomos conhecendo o mundo devagarinho, e o sistema de mágica do livro. Ele foi lançado no Brasil em 2013, e apesar de a trilogia toda já ter sido lançada nos Estados Unidos, o Livro 2 ainda não tem previsão de lançamento no Brasil (pelo menos eu não encontrei nenhuma). Mas realmente acredito que vai ser traduzido logo, porque a Warner Brothers já comprou os direitos para fazer o filme, e todo mundo sabe que qualquer livro fica famoso quando isso acontece!


7) A Saga Ender’s Game, começando com Ender’s Game: O Jogo Do Exterminador, 
de Orson Scott Card.

Eu li este livro depois que vi o filme – o que foi ótimo pensando que desta forma eu amei os dois, mas não tão bom pensando que a surpresa do final do livro não foi mais tão surpresa. Mas mesmo sem surpresa vale a pena! Aliás, a série toda vale a pena. É a obra de Ficção Científica que me mostrou que este gênero não é só aliens e espaçonaves. Ela fala de dilemas de ética, de valores humanos, das contradições da guerra e de várias outras coisas cheias de substância. Verdade que não é um livro rápido de ler, mas mexeu comigo. A série tem outros 3 livros em português: O Orador Dos Mortos, Xenocidio e Os Filhos da Mente, e todos se passam em um planeta de colônia Brasileira (!!). Recomendo também a série Ender’s Shadow, que infelizmente ainda não tem tradução para o português e mas se passa no mesmo universo, porém seguindo personagens diferentes.


6) A trilogia Delírio, de Lauren Oliver.

Outra apaixonante trilogia de ficção distópica. Nesta estória de passo rápido e muita ação a nossa personagem principal é Lena, uma menina que mal pode esperar pelo seu aniversário de 18 anos, quando vai receber definitivamente a cura para a doença grave que se chama “amor”. É um mundo super interessante, e uma estória cheia de surpresas. E o bom é que ela só melhora, cada livro sendo melhor que o primeiro, os personagens crescendo e aparecendo cada vez mais, tudo ficando ainda mais interessante. São três livros (Delírio, Pandemônio e Réquiem) e três novelas (que devem ser lidas na ordem de publicação, não na ordem cronológica, se não estraga a estória!), tudo muito legal!



5) A trilogia Grisha, que começa com Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo.

Estes livros de Fantasia Épica são consistentemente bons e incrivelmente emocionantes. A construção do mundo de Grisha é fantástica, e autora consegue descrever com riqueza as situações e personagens, e ao mesmo tempo desenvolver naturalmente o enredo – que é explosivo, cheio de magia, de monstros carnívoros, de heróis e vilões ambíguos e de romance agridoce. Se te interessou, eu falo mais dessa saga aqui.



4) A série Estilhaça-Me, de Tahereh Mafi.

Esta é sem dúvida uma das minhas séries distópicas favoritas! Ela conta a estória de Juliette, uma menina traumatizada pelos próprios poderes que descobre um mundo novo – e, mais importante, a si mesma – através de uma aventura de fantasia urbana deliciosamente complexa e cheia de nuances. É um dos romances/triângulos amorosos mais surpreendentes que eu já vi em um livro, e tem um sistema de mágica incrível (que me lembra muito X-men). São três livros e duas novelas (nesta ordem): Estilhaça-me, Destrua-me (do ponto de vista do Warner), Liberta-me, Fragmenta-me (do ponto de vista do Adam), e Incendeia-me. Se você gosta de YA e de distopias e não leu esta, leia já! É fantástico!



3) A 5ª Onda, de Rick Yancey.

Este livro foi viciante para mim. Eu não costumo ler um livro antes de o livro final da série ter sido lançado (minha curiosidade me mata!). Mas eu li o primeiro capítulo deste livro, só para ver se ele merecia a minha atenção, e não consegui mais parar de ler!! É sobre a vida na terra depois de uma invasão alienígena que, onda por onda, tenta aniquilar os humanos. A protagonista é Cassie, e ela tenta navegar pelo mundo sombrio que restou, onde ninguém é confiável. Eu amei porque me fez questionar a minha humanidade, mas o romance também ajuda. O segundo livro já foi lançado nos Estados Unidos e deve estar nas nossas prateleiras ainda este ano. O terceiro chega às prateleiras deles este ano, e às nossas, espero, em breve. Mal posso esperar!

  
2) As Crônicas de Gelo e Fogo, que começa com a Guerra dos Tronos,
de George R. R. Martin.

Tá bom, eu não quis ver quando eu comprei estes livros porque eles tinham que estar nesta lista (e eu acho que faz mais de três anos, ops!). Se alguém me dissesse naquela época que eu iria amar tanto uma série com vários personagens principais, que ainda está inacabada, e que trata seus personagens mais queridos sem dó nem piedade, eu provavelmente diria que a pessoa está ficando maluca. Mas como eu amo, eu amo, eu aaaamo estes livros. Personagens sagazes, enredo surpreendente, mundo extraordinário! É imperdível para qualquer fã de fantasia. George R. R. Martin é um gênio! Um gênio que demora séculos para escrever o que o seu público precisa (ainda faltam dois livros na série, e eles não tem previsão de lançamento), mais ainda assim um gênio. Vale a pena, mesmo com a saga ainda inacabada.


1) A trilogia Feita de Fumaça e Ossos, de Laini Taylor.

É difícil explicar o quanto eu amo estes livros. A escrita da Laini Taylor é simplesmente superior. Delicada, atenta aos detalhes emocionais, excitante e cheia de ação, complexa nos seus personagens e enrredo. É uma fantasia urbana completamente original e, pasme, fácil de acreditar que pudesse ser verdade. Eu diria quase prefeita, se não fosse tão humana (e nós humanos não somos perfeitos, não é verdade?). Além desse, são mais três livros e uma novela: Dias de Sangue e Estrela (livro 2), Noite de bolo e marionetes (novela) e Sonhos com Deuses e Monstros (livro 3, que saiu em Fevereiro) – todos lindos. Faça um favor a você mesmo e leia-os!





Este é o meu Top Ten de hoje! Mas se você lê em inglês e quer um pouco mais, também pode ler: Cruel Beauty, de Rosamund Hodge (uma versão completamente original de A Bela e a Fera que vai mudar a sua visão da história); The Veilwalker Trilogy, de Jennifer R. McDonald (Os livros são Into the Veil, Through the gloom, e Across the Blood Red River, que formam uma história paranormal urbana muito incomum e empolgante); e The Ugly Princess, de Handerson Smith (um novo conto de fadas para todas as idades que poderia virar filme da Disney, de tão lindo!)


Por favor me conte a sua opinião sobre estes livros, quais deles você está planejando ler, ou fale do que quiser! Eu prometo que respondo!!

2 comentários:

  1. Delirium com certeza está no meu Top Ten, assim como estilhaça-me. A 5ª onda pretendo ler somente quando lançarem os três livros em português, senão morro de curiosidade..e acho que Guerra dos tronos será meu Próximo livro 😉☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente, esperar por uma série sair é enlouquecedor! Fora que, depois que sai, a gente tem que ler o livro outra vez pra lembrar da história direitinho! E com tantos livros maravilhosos no mundo, reler ás vezes parece perda de tempo (apesar de ter livros que valem a pena). Mas pode deixar, assim que eles saírem em Português eu anuncio aqui!

      Excluir