terça-feira, 10 de março de 2015

Top Ten Tuesday: Dez Livros Para Quem Ama Distopias


Top Ten Tuesday é um meme criado pelo Blog americano The Broke and The Bookish (http://www.brokeandbookish.com/) onde toda terça feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas.

Essa semana eu vou falar sobre os 10 livros que eu recomendo para quem ama Distopias. Distopias são estórias que se passam em uma realidade muito parecida com a nossa, mas onde algo não deu certo em algum ponto – geralmente uma guerra, ou desastre natural. Sendo assim, a maneira que este mundo encontrou para sobreviver é através de algo geralmente muito diferente da nossa realidade atual – frequentemente envolvendo regimes ditatoriais e autoritários, um mundo injusto e desigual, e um opressivo controle da sociedade. É, basicamente, o oposto da utopia – ou seja, tudo que poderia acontecer de ruim.

Como Distopias são frequentemente meus livros favoritos, peço desculpas por muitos dos livros nesta lista se repetirem à lista do Top Ten Tuesday da semana passada. Estou listando os livros, mais ou menos, por ordem de preferência (sendo o 1º a minha Distopia preferida).

10) Jogador número 1, de Ernest Cline

Esse livro está nessa posição pelo simples fato de que eu não li ele ainda. Vou ler muito em breve, ele está no topo da minha TBR (To Be Read, ou Lista de Livros que Eu Preciso Ler), e parece ser super divertido. Nesta realidade, que acontece em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. O criador deste programa deixa pistas para os jogadores como uma caça ao tesouro, e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. As pistas são filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver (tchan-na-nan, Anos 80 e 90!!). Para Wade, o nosso protagonista, o que resta é vencer - pois esta é a única chance de sobrevivência; e a vida, os perigos, e o amor neste jogo são mais reais do que nunca. Não parece incrível?

9) Legend – A Verdade se Tornará Lenda (Trilogia Legend, Livro 1), de Marie Lu
Legend é um livro divertido, mas não foi o meu favorito nem de longe. O mundo distópico que ele apresenta é bem possível em alguns aspectos – a pobreza e falta de segurança principalmente. Porém ele é um pouco previsível e clichê. Mas pra quem ama distopias, vale a pena. Dei 3.5 de 5 estrelas.










8) Desafio, de C. J. Redwine
Desafio foi um livro que eu gostei muito (dei 4 de 5 estrelas para toda a trilogia), especialmente o último livro. Aqui no Brasil só o primeiro foi lançado. É a estória de Rachel, que luta contra o seu governo ditatorial para resgatar o seu pai. Neste mundo grandes monstros acordaram das profundezas da terra, acabando com quase toda a vida humana. Na América do Norte sobraram apenas algumas cidades muradas, que mantém o povo a salvo destes monstros que mais parecem dragões sem asas. O grande problema desta série pra mim foi que ela não foi convincente enquanto distopia. É um mundo estilo medieval (roupas, tecnologia), mas que não tem a menor razão se ser medieval. Eu amei a história e os personagens, mas só porque eu dei um desconto pra isso.

7) Starters: sobreviver é apenas o começo, de Lisa Price
Starters é um livro muito divertido e rápido de ler. É uma duologia (dois livros na série), e tem algumas estórias curtas para acompanhar. Neste mundo uma guerra biológica acabou com todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Callie, que é órfã, vive na pobreza com o seu irmão, fugindo do governo e dos outros adolescentes rebeldes que matariam por uma bolacha. Para sobreviver, Callie decide alugar o seu corpo para a mente de um Terminal (idosos que querem ser jovens novamente). Mas algo dá errado e ela acaba vivendo a vida desta pessoa rica e que tem muitos segredos importantes que podem coloca-la em perigo. Eu dei 4.5 de 5 estrelas para este livro.




6) Destino (Trilogia Destino, Livro 1), de Ally Condie
Primeiro volume de uma trilogia leva os leitores a um mundo onde os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar. Mas é esse mesmo governo que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e até quando se deve morrer. A nossa protagonista Cassia acredita profundamente na Sociedade e no seu custo-benefício, mas vai descobrir o peso que tanto controle pode ter. Essa é uma trilogia que começa lenta, mas melhora com cada livro. O primeiro recebeu 4 estrelas, o segundo (Travessia) recebeu 4.5, e o último (Conquista) 5 estrelas! É uma história interessante que se desenvolve devagar, e que vale a pena para quem gosta do gênero. 


5) Divergente, de Verônica Rossi
Acho que eu não preciso falar muito desta série, não é mesmo? Ela ficou famosa no mundo todo, mas a fama é merecida. Uma sociedade onde as pessoas são divididas em facções segundo as suas aptidões sociais (franqueza, inteligência, coragem, abnegação e amizade) até poderia funcionar se não fosse tão rígida – e corrupta. Eu amei a premissa única e bem desenvolvida, e como ela se mescla com a vida de cada personagem. É um mundo divertido e uma história simplesmente viciante, que me impactou muito quando eu li. A única razão que ela não está mais próximo do primeiro lugar, é porque o último livro da série, para mim, não foi tão bom quanto os dois primeiros. Mas não deixe esse meu comentário te desencorajar! Mesmo assim, e mesmo se você viu os filmes (o segundo saí agora, 19 de Março!!!), é uma série que vale muito a pena.

4) Never Sky: Sob o céu do nunca, de Veronica Rossi
Sob o Céu do Nunca nos traz à um mundo pós-apocalíptico onde o aeter, substância natural letal dividiu a população do planeta se entre aqueles que se escondem em cidades encapsuladas, conhecidas como núcleos, e aqueles que sobrevivem nas áreas externas, tornando-se primitivas. Nos núcleos os habitantes vivem primeiramente em uma realidade virtual onde podem frequentar diferentes Reinos, cópias do mundo que elas deixaram para trás. Já fora deles a vida é muito real. Contada em dois diferentes pontos de vista – da menina que morava dentro mas é obrigada a sair e do menino que mora fora mas está perdido, essa distopia tão original funciona mesmo! Ela não tem nada de clichê e te mantem com o olho grudado na página o tempo todo. Por enquanto somente o primeiro livro foi traduzido para o português.

3) Delírio, de Lauren Oliver.
Outra apaixonante trilogia de ficção distópica. Eu amo este mundo onde o amor é uma doença, e se apaixonar é ser rebelde! Lena mal pode esperar para fazer o procedimento que vai garantir que ela não se apaixone, e morra como a sua mãe. Mas no tão sonhado dia algo acontece, e a vida dela muda para sempre. E, como eu já falei anteriormente, o bom é que ela só melhora. Cada livro é melhor que o anterior, e tudo vai ficando cada vez mais interessante e cheio de surpresas! Este livro vai te surpreender.



2) Estilhaça-Me, de Tahereh Mafi.
Tá, eu sei que eu pareço traficante empurrando este livro para vocês (é a terceira vez que eu falo dele em 7 dias). Mas olha só: Estilhaça-me já tem um mundo distópico fantástico, onde militares governam com pulso firme os cidadãos. Se a gente joga nesta mistura uma protagonista que tem poderes de matar com um simples toque, um romance surpreendente, e uma estória de crescimento pessoal digna de um super herói, vira uma combinação campeã. Uma das grandes razões que eu amo distopias é que elas, quase sempre, têm como história principal do protagonista uma descoberta de identidade e um crescimento de caráter – e eu amo isso! E esta estória de autodescoberta é fantástica! Vou dizer de novo: e você gosta de YA e de distopias e não leu esta, leia já! 

1) Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
Sim, esta ainda é a número 1 para mim! Nunca uma distopia foi tão bem escrita, a luta e sofrimento de uma personagem tão bem desenvolvidos, e nunca meus sentimentos foram tão abalados. Katniss é poderosa e completamente real, e cada nuance desta estória totalmente surreal te toca como se fosse você que estivesse lá, lutando pela sua vida naquela arena. Este é um livro que vale todo o alarde.






Este é o meu Top Ten de hoje! Mas se você lê em inglês e quer um pouco mais, também pode ler: In the After, de Dimitria Lunneta (que tem monstros meio zumbis que me lembrou muito do filme Eu Sou a Lenda e uma personagem principal muito badass!)

Por favor me conte a sua opinião sobre estes livros, quais deles você está planejando ler, ou fale do que quiser! Eu prometo que respondo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário