terça-feira, 17 de março de 2015

Top Ten Tuesday - Dez livros que eu quero ler este Outono



Top Ten Tuesday é um meme criado pelo Blog americano TheBroke and The Bookish  onde toda terça feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas.

O outono está chegando dia 20 de Março, finalmente! Eu sei que todo mundo ama praia menos eu, mas quem não vai gostar de ver as temperaturas insuportáveis deste verão ficarem mais amenas? E para comemorar, vou falar dos Dez livros que estão na minha TBR neste Outono.

Para quem não sabe, TBR é uma sigla para “To be read”, que quer dizer À Ser Lido em inglês. Portanto uma lista TBR (ou somente uma TBR) é a Lista dos Livros Que Eu Vou Ler. A minha é gigantesca e impossível! Deve ter mais de 300 livros na minha lista que eu gostaria muito de ler. Mas sei que sempre acabam surgindo outros, e que certamente vou acabar deixando alguns para traz. Esta, no entanto, é uma lista de livros que vou ler com certeza até o inverno chegar! Aqui estão o nome do livro e autor, a sinopse (escrita por mim, mas baseada – e as vezes integralmente copiada - na original e geralmente com um comentário que me convenceu), e a razão pela qual eu quero lê-lo. Todos os livros aqui me foram indicados por algum blog ou vlog que eu sigo e confio.


10) Cidades de Papel, de John Green 

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.
Depois de chorar (e sorrir) copiosamente assistindo “A Culpa É das Estrelas” (que infelizmente eu não li), eu adoraria ler Cidades de Papel antes de o filme estrear em Julho.


9) Mentirosos, de E. Lockhart 

A família Sinclair é rica e renomada, porém decadente. Todos são perfeitos exemplos de classe – ou não? A trama gira em torno de Cadence (a principal herdeira da família), e um acidente estranho que acontece na ilha particular dos Sinclair, onde ela, seus primos Johnny e Mirren, e seu amigo de infância Gat (que juntos se intitulam “Os Mentirosos”) passam todos os seus verões. Depois de dois anos conturbados, sofrendo de fortes dores e amnésia e sem ninguém explicar realmente o que aconteceu com ela naquele acidente aos quinze anos, Cadence volta à ilha em busca de respostas. “Mentirosos é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados.”
Quero ler este livro pois muita gente o colocou como o melhor livro de Ficção Contemporânea de 2014.


8) Selva de gafanhotos, de Andrew Smith 

Nesta sinopse eu não vou nem tocar: “Na pequena cidade de Ealing, Iowa, Austin e seu melhor amigo, Robby, libertam acidentalmente um exército incontrolável. São louva-a-deus de um metro e oitenta de altura, completamente tarados e famintos. Essa é a verdade. Essa é a história. É o fim do mundo e ninguém sabe o que fazer. Com todos os elementos obrigatórios de um romance apocalíptico, Selva de gafanhotos mistura insetos gigantes, um cientista louco, um fabuloso bunker subterrâneo, um mal resolvido triângulo amoroso-sexual e muita, muita confusão, e está longe de tratar apenas do fim do mundo. Engraçado, intenso e complexo, o livro fala de um jeito inovador de adolescência, relacionamentos, amizade e, claro, de temas um tanto mais inusitados, como testículos dissolvidos e milho modificado geneticamente. Um romance surpreendente sobre a odisseia hormonal, amorosa e intelectual que é essa fase da vida. ‘Selva de Gafanhotos é arrebatador, assustador e engraçado, tudo ao mesmo tempo’ - The New York Times”
Eu realmente preciso falar porque eu quero muito ler esse livro? Além de o Book Riot ter dito que é um livro “mais do que bom” e de ser apocalíptico (amo livros apocalípticos), ele parece ser muito louco e muito divertido – exatamente o meu tipo de livro. Ele acabou de ser lançado, dia 5 de março!


7) O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

O autor de Stardust - O Mistério da Estrela nos traz um Mistério Sobrenatural que o Kirkus Reviews chamou de “Mordaz e desolador, eloquente e amedrontador, uma fábula que nos lembra como nossa vida é ditada pelas experiências da infância. O que ganhamos com elas e o preço que pagamos.”
Foi há quarenta anos, mas ele lembra muito bem. Ele só tinha sete anos quando um homem que morava no quarto alugado na sua casa cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. O menino sabia que os adultos não conseguiriam compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha horrível, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
“Gaiman é um tesouro repleto de histórias, e temos sorte por ele existir.” - Stephen King


6) Aniquilação (Comando Sul Livro 1), de Jeff VanderMeer 

A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição. O novo grupo é formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga — líder da missão — e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim os segredos que guardam umas das outras. As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado... e é exatamente isso o que encontram.
Mais um Mistério Sobrenatural (com um tanto de Ficção Científica) que ouvi ser absolutamente incrível e viciante! Mas só a capa já seria o suficiente para eu ter vontade de compra-lo! São três livros, mas somente um deles foi traduzido para o português no momento.


5) Os Garotos Corvos (A Saga dos Corvos Livro 1), de Maggie Stiefvater

Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos, Blue Sargent (é, o nome dela é Azul mesmo) vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los - até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela. Seu nome Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles são só encrenca. Gansey tem tudo - dinheiro, boa aparência, amigos leais -, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre e ressentido por toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma pertubada sempre variando entre a raiva e o desespero; e Noah, o observador silencioso que percebe tudo ao seu redor.
Uma mistura de Mistério sobrenatural e Fantasia Urbana, esse livro me foi MUITO bem recomendado. Maggie Stiefvater escreveu os populares “Os Lobos de Mercy Falls” e “A Corrida de Escorpião”, mas dizem que este sem dúvida é seu melhor trabalho. São 4 livros, sendo que o 2º, “Ladrões De Sonhos”, já tem tradução no Brasil.


4) Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


3) A Desconstrução de Mara Dyer (A Trilogia Mara Dyer Livro 1), de Michelle Hodkin

Um grupo de amigos… Uma tábua ouija… Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto… até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações – ou seriam premonições? – Os corpos e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la….
Mais um Mistério Sobrenatural/ Fantasia Urbana que eu estou querendo ler há algum tempo. (Como eu tenho esses na minha lista! Acabei de me dar conta...) Basicamente eu amo tudo que tem a ver com alguém que recebe/descobre que tem poderes, e me disseram que esta estória é especialmente boa! O segundo já está traduzido para o português, e espero que o terceiro seja lançado este ano.


2) Os Magos, de Lev Grossman 

Quentin Coldwater é um gênio precoce às vésperas de entrar na faculdade que, como a maioria das pessoas, não acreditava que a magia fosse algo real. Acreditava. Tudo muda quando ele é surpreendentemente admitido em uma universidade – muito antiga, muito secreta, muito exclusiva – de estudos mágicos, ao norte de Nova York. Após se esgueirar por um terreno baldio do Brooklyn na tarde de inverno em que deveria ter feito sua entrevista para entrar em Princeton, Quentin se vê, em pleno verão, no idílico campus da misteriosa Brakebills. Ali – não antes de um difícil e cansativo exame de admissão –, ele dá início a uma extensa e rigorosa iniciação ao universo acadêmico da feitiçaria moderna ao mesmo tempo, descobre também os princípios boêmios da vida universitária: amizades, amores, sexo e álcool. Um vislumbre da vida adulta? Depois de anos levando uma vida hedonista e sem propósito, Ele se lança em uma jornada mágica que pode ser a resposta aos seus anseios. Mas essa expedição acaba tornando-se muito mais sombria e perigosa do que qualquer um poderia imaginar. Nesta estória mágica de crescimento pessoal, Lev Grossman presta tributo ao fantástico presente nas histórias de C.S. Lewis, T.H. White, Neil Gaiman e J.K. Rowling, mas constrói também seu próprio universo original, no qual a fronteira entre o bem e o mal não é exatamente tão clara, amor e sexo não são nada simples ou inocentes e conhecimento e poder têm um preço alto demais.
Hummm, alguém mais ouviu “Harry Potter para adultos”? Eu estou totalmente dentro! O Rei Mago, segundo livro da trilogia, também está disponível em Português.


1) Cinder (As crônicas lunares Livro 1), de Marissa Meyer 

Cinder tem dezesseis anos e é considerada uma abominação tecnológica pela maior parte da sociedade e um fardo por sua madrasta. Por outro lado, ser ciborgue tem suas vantagens: a interface de seu cérebro lhe deu a capacidade sobre-humana de consertar tudo — robôs, aerodeslizadores, os próprios membros cibernéticos quebrados—, tornando-a a melhor mecânica de Nova Pequim. Sua reputação faz com que o herdeiro do império, o príncipe Kai em pessoa, apareça em seu estande na feira, solicitando o conserto de um androide antes do baile anual. Embora esteja ansiosa para agradar o príncipe, Cinder é impedida de trabalhar no androide quando Peony, sua meia-irmã e única amiga, é infectada por uma peste fatal que tem assolado a Terra por anos. Culpando-a pelo destino da filha, a madrasta de Cinder a entrega como voluntária para as pesquisas da doença, uma “honra” a qual ninguém sobreviveu até então. Logo, porém, os pesquisadores descobrem algo de incomum na cobaia recém-adquirida. Algo pelo qual há quem esteja disposto a matar.
Eu amo recontações de contos de fadas, mas honestamente essa sinopse nunca me captou. No entanto, tanta gente diz que a hype sobre essa série é completamente legítima e que todo mundo que gosta de YA tem que lê-la, que eu estou muito curiosa. Esta é uma série, mas de livros independentes. Este é baseado na Cinderela; Scarlet (As crônicas lunares Livro 2) na Chapeuzinho Vermelho; Crest (sem tradução para o português ainda) na Rapunzel; Fairest (uma novela também não traduzida) na Rainha Má; e Winter (que será lançado nos EUA em Novembro) é baseado na Branca de Neve.


0) Mistborn - Nascidos da Bruma: o império final, de Brandon Sanderson 

O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou... Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

Este é o meu Top Ten de hoje! Tem outros livros, como Jogador Numero 1, de Ernest Cline, e Enders (final da duologia Starters) de Lissa Price, que também quero ler mas não mencionei pois já falei deles semana passada. E se você lê em inglês e quer um pouco mais, também pode ler: Bitterblue (terceiro livro da trilogia Graceling), de Kristin Cashore (Fantasia Medieval que se provou fantástica até agora); Grave Mercy (His Fair Assassin Trilogy), de Robin LaFevers (sobre um convento que treina assassinas! Eu não preciso de maiores explicações); ou Angelfall (Penryn and the End of Days Book 1), de Susan Ee, e The Immortal Rules (Blood of Eden Book 1), de Julie Kagawa (ambos Fantasias Urbanas que trazem algo novo para um assunto antigo – anjos e vampiros, respectivamente).


Por favor me conte a sua opinião sobre estes livros, quais deles você está planejando ler, ou fale do que quiser! Eu prometo que respondo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário